ORIGENS DO ENSINO E PESQUISA DE CIÊNCIA EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Departamento

Ciência da Computação.

Resumo

Visando conhecer as origens do ensino e da pesquisa de ciência no Brasil, o projeto enfoca as primeiras décadas do século XX e, especialmente, o estabelecimento de instituições de ensino como a Universidade de São Paulo e a PUC-SP e os atores envolvidos nesse processo. Tal estudo do contexto de institucionalização da ciência no Brasil é feito não apenas através da análise de fontes documentais, mas também por meio de entrevistas para cuja análise contribui a metodologia da história oral.

Palavras-chave

História da Ciência no Brasil; Mario Schenberg; Simão Mathias.

Aplicações/produtos

Este estudo propicia uma visão contextual das dificuldades do desenvolvimento da ciência no país, assim como uma a reflexão sobre uma política científica na atualidade. Resultam dessas reflexões o Programa Nova Stella ­ Ciência em Debate (TVPUC) e as produções elencadas em: http://lattes.cnpq.br/1023793876897710 e o evento divulgado em: http://www.pucsp.br/pos/cesima/smathias100/

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisador Responsável

José Luis Goldfarb.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ana Maria Alfonso-Goldfarb; Márcia Helena Mendes Ferraz; Fumikazo Saito.

Financiamento/apoios

TVPUC.