ORGANIZAÇÃO SOCIORRETÓRICA EM GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS EM EAD

Departamento

Português.

Resumo

Estudo da organização retórica da informação em gêneros textuais digitais. O objetivo principal é verificar os gêneros textuais digitais presentes em disciplinas semipresenciais e a distância oferecidas na PUC-SP e, ainda, o modo como as informações se organizam no interior desses gêneros e o modo como esses gêneros se organizam nas homepages das disciplinas, no intuito de observar se eles convergem ou não para um processo de aprendizagem eficaz.

Palavras-chave

Língua Portuguesa; ensino de graduação; ensino a distância; gênero digital.

Aplicações/produtos

1) Orientações TCC em andamento: Claudia Mastromauro Cerveira Quintas. A importância do feedback em processos de ensino e aprendizagem em ambiente virtual. Início: 2010; Maiana Ostronoff. Orientações para realização de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: estratégias interacionais. Início: 2010. 2) Minicurso de Formação de Professores para o contexto digital.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Karlene Campos.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Orientadora no projeto de doutorado: Mercedes F. C. Crescitelli ­ Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Financiamento/apoios

Bolsa dissídio ­ PUC-SP.