ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR, A

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

A questão central é: de que forma mecanismos sub-reptícios que ocorrem no interior da escola contribuem para a permanência de um conjunto de alunos sem que sua aprendizagem corresponda aos níveis de ensino alcançados, configurando uma situação de "excluídos do interior"? Assim, o objetivo central é identificar e analisar as formas de organização e de práticas pedagógicas que podem estar contribuindo para a manutenção de alunos em seu interior, sem que isso reverta em rendimento escolar compatível com o ano/série alcançados.

Palavras-chave

Ensino fundamental; organização de escola pública; rendimento escolar; exclusão de alunos no interior da escola.

Aplicações

Há orientação de bolsista de iniciação científica, mestrado e doutorado. Está previsto o lançamento de um livro com alguns resultados da pesquisa, já no prelo.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; concluído em 2010.

Pesquisadora Responsável

Alda Junqueira Marin.

Equipe com participação ativa na pesquisa

José Geraldo Silveira Bueno, Carlos Antonio Giovinazzo, Helena Machado de Paula Albuquerque (professores), José Luiz Germano Martins (doutorando), Tathyana Gouvea da Silva (mestranda) e Natália do Bonfim Nascimento (Iniciação científica).

Financiamento

Apoio financeiro do CNPq.