OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES, TERRITÓRIO, COESÃO SOCIAL E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA

Departamento

Sociologia.

Resumo

O projeto é parte de programa de pesquisa do Observatório das Metrópoles no âmbito do INCT/CNPq e tem por objetivo geral o estudo das desigualdades socioespaciais na região metropolitana de São Paulo, no período de 2009 a 2013. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: 1) analisar o quadro das desigualdades socioespaciais na metrópole paulista, nos últimos 30 anos, a partir de um sistema hierarquizado dos espaços intrametropolitanos segundo a composição socio-ocupacional e as condições urbanas de vida; 2) analisar as dinâmicas de organização interna da metrópole, em particular as dinâmicas sociodemográficas e de produção do espaço construído, associando-as às transformações da estrutura socioespacial.

Palavras-chave

Metrópole; desigualdade socioespacial; segregação; Região Metropolitana de São Paulo.

Aplicações/produtos

Os principais resultados já alcançados pela pesquisa encontram-se no site www.observatoriodasmetropoles.net

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Lucia Maria Machado Bógus (Coordenadora do Observatório das Metrópoles, núcleo São Paulo); Suzana Pasternak (vice-coordenadora do observatório e professora titular da FAU/USP).

Equipe com participação ativa na pesquisa

Dulce Tourinho Baptista; Marisa Borin; Vera Lucia M. Chaia; Edison Nunes; Raquel Rolnik (FAU/USP); Yara Gustavo de Castro, bolsista de Iniciação Científica Carlos Rígolo Lopes.

Financiamento/apoios

INCT/Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq/FAPERJ.