MORTE E LUTO NA CONTEMPORANEIDADE

Departamento

Psicodinâmica.

Resumo

Esta pesquisa se fundamenta nos estudos desenvolvidos pelos participantes do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto ­ LELú, desde IC até Pós-Doutorado. Objetiva investigar as diferentes manifestações do processo de morrer e do processo do luto, em uma perspectiva sistêmica, sensível às demandas contemporâneas. Estas abrangem envelhecimento da população, novas tecnologias para cuidados à saúde e prolongamento da vida, questões bioéticas relacionadas a essas questões, como doação e transplante de órgãos, além de discutir questões clínicas relacionadas ao diagnóstico e à intervenção diante do luto.

Palavras-chave

Luto; morte; morrer; luto coletivo; luto traumático; tratamento do luto.

Aplicações/produtos

A pesquisa apontou resultados importantes quanto ao luto público por catástrofes tecnológicas e naturais, com destaque para a necessidade de reconhecimento do luto pela sociedade, também para perdas perinatais. Também abordou a formação específica do psicólogo para atuar em situações críticas de exposição a risco de morte, seja no ambiente hospitalar, seja na comunidade, apontando caminhos nessa formação.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2007; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Helena Pereira Franco.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Carolina Niero Pinheiro e Renato Caio Souza (IC); Viviane Cristina Torlai; Solange Santana Affonso; Rosane R. Palma; Ligiane P. Castro; Lenia Mapelane; Isabela G.R. Hispagnol e Flavia C. Christofoletti (M); Valeria Tinoco Mendes; Deria de Oliveira; Luiz Antonio Manzochi (D); Iris Pereira (Pós-Doc).