METODOLOGIA PARA CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES DO PRODUTO KERMA-ÁREA EM LABORATÓRIOS DE RADIODIAGNÓSTICO

Departamento

Física.

Resumo

O presente projeto pretende desenvolver uma metodologia para determinação do produto kerma-área (KAP ou PKA) no Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, e para a calibração de medidores comerciais de PKA, utilizados no monitoramento de doses de radiação transmitidas aos pacientes submetidos a procedimentos radiológicos. Pretende-se estudar os fatores que influenciam na determinação do PKA e de suas incertezas, visando minimizá-las nos processos de calibração em PKA, para feixes de raios X diretos e atenuados, para diferentes qualidades de feixes padronizados. Os resultados servirão também como subsídio para ampliar os serviços de calibração oferecidos pelo IEE-USP.

Palavras-chave

Produto kerma-área; medidores de PKA; calibração; radiodiagnóstico; caracterização de feixes de raios X; câmaras de ionização.

Aplicações/produtos

As produções principais referentes ao projeto estão indicadas no site do GEFIM (Grupo de Ensino de Física Médica) da PUC-SP, no endereço www4.pucsp.br/gefim, bem como no Currículo Lattes do orientador.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Ricardo A. Terini (orientador); Marco Aurélio Guedes Pereira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

José Neres de Almeida Jr. (aluno bolsista do curso de Física Médica da PUC-SP).

Financiamento/apoios

Bolsa DT-CNPq.