LUSOFONIA, RELAÇÕES CULTURAIS, LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS

Departamento

Português.

Resumo

O projeto Lusofonia: relações culturais, linguísticas e identitárias, um desdobramento do Projeto língua e identidade no espaço da lusofonia (concluído), propõe-se ao estudo analítico do papel da língua portuguesa como instrumento construtor da identidade sociocultural do sujeito em países lusófonos (e, também, nas comunidades constituintes da chamada diáspora lusófona). Além disso, pretende levantar elementos que possibilitem um painel de diferentes normas do português, refletir acerca das políticas linguísticas desenvolvidas em alguns dos países de expressão oficial portuguesa e, na medida do possível, estabelecer relações entre discurso lusófono e consciência nacional.

Palavras-chave

Lusofonia; cultura; linguística; identidade.

Apli cações/produtos

Neusa Barbosa Bastos. "Educação linguística e a formação de professores: conceitos, reflexões, propostas". In: Angela Zamora Cilento; Doralice Inocêncio e Terezinha Jocelen Masson (orgs.). Licenciaturas em Debate: Ciência, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Plêiade, 2009. Neusa Barbosa Bastos e Regina Helena Pires de Brito. "Canção e lusofonia: uma aplicação no Ensino Superior".

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Neusa Maria de Oliveira Barbosa Bastos.

equipe com partici pação ativa na pesquisa

Nancy dos Santos Casagrande (PUC-SP); Vera Lucia Harabagi Hanna (UPM); Regina Helena Pires de Brito (UPM).