LITERATURA E IDENTIDADE: MANIFESTAÇÕES INAUGURAIS DA POESIA E DA NARRATIVA

Departamento

Arte.

Resumo

Estudo das relações entre mito e rito: a literatura em seus momentos inaugurais e seus vínculos com a oralidade e o corpo. Pretende-se refletir sobre a narratividade mítica e suas conexões com o ritmo sequencial e cíclico dos eventos naturais. Quanto ao rito, manifestação corporal por excelência, o que nos vai interessar, de início, são suas relações com o canto e a dança. A poesia, manifestação corporal e vocal, será vista aqui como herdeira direta dos movimentos predominantemente circulares e centrípetos dos eventos ritualísticos. O objetivo da pesquisa é ressaltar que a identidade da literatura nada tem a ver com a palavra escrita, mas sim, fundamentalmente, com a voz e o corpo como formas de diálogo do homem com o cosmo.

Palavras-chave

Literatura; poesia; narrativa; identidade; inauguralidade.

Aplicações/produtos

São resultados deste trabalho a participação em eventos, com apresentação de comunicações: CONGRESSO INTER-NACIONAL DA ABRAPLIP (Salvador/Bahia) e Conferência sobre Fernando Pessoa e a Busca da Palavra Perdida (Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba); palestrante na mesa-redonda do ENCONTRO SOBRE POESIA E NOVAS TECNOLOGIAS (Sorocaba/SP).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisador Responsável

Fernando Segolin.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ronaldo Pinheiro de Jesus; Elisângela Maria Ozório; Erica Fernanda Brasil Carosia Paulino de Souza; Aloísio Rodrigues (Discentes do PEPG em Literatura e Crítica Literária).