LEITURA E ESCRITA NO SURDO ­ O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DO SURDO

Departamento

Clínica fonoaudiológia e Fisioterápica.

Resumo

Independentemente do método, filosofia ou ideologia que se possa ter com relação à educação do surdo, sabe-se que as dificuldades de leitura e escrita podem ser encontradas na maioria dos surdos que hoje já são adultos e frequentam (ou não) a Universidade. Tendo sido eles educados em abordagens bilíngues ou oralistas, ou ainda mistas, as dificuldades estão presentes, e não apenas no Brasil. Essa pesquisa tenta compreender a razão das dificuldades de leitura e escrita dos surdos sob a perspectiva dos próprios surdos e dos professores.

Palavras-chave

Surdez; inclusão; leitura e escrita; linguagem.

Aplicações/produtos

Espera-se que esta pesquisa forneça informações a respeito das dificuldades enfrentadas pelos surdos no seu proces-so de letramento e, posteriormente, no uso da escrita na sua vida adulta, possibilitando que, por meio dos resultados encontrados, possam ser sugeridas formas de atuação que possibilitem um melhor trabalho com os surdos no seu letramento e, consequentemente, um melhor produto: surdos com domínio da leitura.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Cecília de Moura.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Daniela Ramalho Cury; Renata Giovannelli.