LEITURA E ESCRITA EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Departamento

Português.

Resumo

Projeto integrado à linha de Pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa", do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, alocado no Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa para fins específicos" da PUC-SP. Tomando por base os fundamentos das Teorias do Texto, especificamente os relacionados à Linguística Textual, e das Teorias da Enunciação, especificamente os relacionados à Análise Interacional do Discurso, a pesquisa visa à investigação teórica com fins metodológicos ao ensino de Língua Portuguesa em situações presenciais e a distância, focalizando os processos de construção de sentidos na Leitura como estratégias imprescindíveis ao aprendizado da escrita.

Palavras-chave

Linguística textual; leitura; escrita; ensino de Língua Portuguesa.

Aplicações/produtos

Capítulos de livros; elaboração de material didático; apresentação e discussão de trabalhos em eventos científicos; organização de seminários; reuniões com orientandos e com pesquisadores de outras instituições. Vide Curriculum Lattes http://lattes.cnpq.br/6803520489692073

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Sueli Cristina Marquesi.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Orientandos: Fátima Aparecida de Souza Maruci (doutoranda); Maria da Penha Brandim de Lima (doutoranda); Andrea Zanetti (mestranda); Salete de Almeida Moraes Lima (mestranda); Viviane Dias dos Santos (mestranda).