INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS DEFICIENTES AUDITIVAS DIAGNOSTICADAS

Departamento

Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica.

Resumo

Descrição: este projeto atende à necessidade do desenvolvimento de pesquisas que visam contribuir para a construção teórica dos fundamentos da intervenção fonoaudiológica com a criança deficiente auditiva nos primeiros anos de vida, com ênfase naquelas identificadas em programas de triagem auditiva neonatal. Inúmeras pesquisas têm apontado para as vantagens da amplificação e intervenção no primeiro ano de vida, no entanto, mundialmente, a necessidade de estabelecer parâmetros que identifiquem as variáveis mais significativas para o desenvolvimento da linguagem oral ainda é debatida. O objetivo deste projeto é estabelecer relações entre o desenvolvimento de linguagem oral de crianças com deficiência auditiva e as seguintes variáveis: idade do diagnóstico, grau de perda, uso consistente da amplificação.

Palavras-chave

Saúde auditiva; qualidade; diagnóstico; intervenção.

Aplicações/produtos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2804492308015336

Fase em que se encontra o projeto

Concluído.

Pesquisadora Responsável

Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes.

Financiamento/apoios

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ­ CNPq, produtividade.