INTEGRAÇÃO MONETÁRIA E FINANCEIRA NA AMÉRICA DO SUL: PROCESSOS EM ANDAMENTO, DIFICULDADES E OBSTÁCULOS, VOLUNTARISMO POLÍTICO

Departamento

Economia.

Resumo

Há um processo novo de aproximação, cooperação e integração financeira na América do Sul, com características originais em relação ao passado do continente e também originais em relação a processos de integração em curso em outras regiões. O projeto prevê a análise de aspectos delimitados e casos específicos dos processos de integração, sobre os quais serão produzidos trabalhos independentes, e também um trabalho geral sobre a integração monetária e financeira do continente, como produto final. O objetivo principal é analisar os processos de integração financeira e monetária em curso na América do Sul, o que inclui: processos "de mercado", como a aproximação entre as bolsas de valores a partir da afirmação da Bovespa; processos conduzidos por empresas privadas, com apoio explícito do setor público ­ caso dos investimentos de empresas brasileiras em países da região com apoio do BNDES; processos intergovernamentais de vários tipos: convênios de pagamento em moedas nacionais, iniciativas novas (como o Banco do Sul), revitalização da CAF, processos de apoio direto a governos pela Venezuela (Argentina, Bolívia, Cuba).

Palavras-chave

América do Sul; integração financeira; cooperação financeira e monetária; integração regional; regionalismo; coordenação macroeconômica.

Aplicações/produtos

Trabalhos publicados: Banco do Sul: a proposta, o contexto, as interrogações e os desafios. Coautores: A. B. Gabriel, C. S. Pedroso e G. Y. K. Kaneko. São Paulo, USP, Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina ­ Prolam, Cadernos Prolam/USP, ano 8, v. 2, n. 15, pp. 113-135, 2009; Integração financeira e internacionalização de empresas brasileiras na América do Sul. Coautor: Ricardo Sennes. Buenos Aires, Nueva Sociedad. Especial em português, dez., pp. 17-32, 2009. Dissertações de mestrado concluídas: 1 Dissertação de mestrado em andamento; 3 Pesquisas de iniciação científica concluídas; 3 Pesquisas de iniciação científica em andamento; 9 TCC concluídos ­ Graduação em Relações Internacionais.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento, com alguns trabalhos produtos parciais concluídos.

Pesquisador Responsável

Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho.

equipe com participação ativa

Mestrandas em Economia: Letícia Scofield Miglio; Ligia Muccillo Resende. Mestras em Economia: Ângela Cristina Tepassê; Cilene Cardoso Santana. Graduandos em Relações Internacionais: Allan Batista Gabriel; Carolina Silva Pedroso; Julia de Oliveira Callegari; Natália Caroline Souza; Natália Pollachi.

Financiamento

CNPq ­ bolsa de Produtividade em Pesquisa.