IDENTIDADES DIASPÓRICAS NO ATLÂNTICO SUL: ÁREAS DE CULTURAS NEGRAS ENTRE ÁFRICA, BRASIL E CARIBE

Departamento

Arte, Ciências da Religão.

Resumo

Projeto que visa sistematizar fontes e propor abordagens em torno de questões que tragam emergências do universo afro-latino nas Américas, entendendo o Caribe como área cultural que contém rastros e expressões de recriação de culturas africanas no Novo Mundo. Mais do que área geográfica ou cultural, apreender o Caribe como explosão de expressões afroascendentes entre América do Norte e América do Sul, na perspectiva de traduções e processos de crioulização entre povos e culturas africanas e nativas em corpo-a-corpo com práticas coloniais.

Palavras-chave

Áreas culturais; africanidades; crioulização; zonas de contato; mediações culturais performáticas.

Aplicações/produtos

Nos dois anos de vigência, o projeto qualificou pesquisadora brasileira com pós-doc, recebeu estudante da Universidade do Texas na PUC-SP por seis meses que redefiniram sua pesquisa, enviou estudante da PUC-SP com bolsa sanduíche à UT, realizou workshop na PUC-SP com professoras-doutoras da UT, enviou pesquisadora em Missão de Trabalho à UT e organizou, com Pós-Graduação em Língua e Literatura da UFAC, dois Colóquios.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Maria Antonieta Martinez Antonacci; Jossianna Arroyo Martinez; Enio José da Costa Brito.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Nirlene Nepomuceno (PUC/SP); Silvia Lorenso (UT); Gerson Albuquerque (UFAC); Olga Cabrera (UnB); Maurídes Oliveira (UFGO); Crhisten Smith (UT); Krista Kateneve (UT).

Financiamento/apoios

Convênio Internacional CAPES/Universidade do Texas.