IDENTIDADE HUMANA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Departamento

Psicologia Social.

Resumo

Concebendo a identidade humana como metamorfose que busca a emancipação (Ciampa, 2009 [1987]), neste projeto pretende-se sistematizar e aprofundar a teorização sobre os processos de formação e transformação da identidade, em contextos atravessados pela dialética regulação/emancipação. Os fundamentos filosóficos e os pressupostos teóricos dessa abordagem psicossocial da identidade humana apoiam-se principalmente nos referenciais da filosofia da linguagem de Habermas e da teoria da subjetividade de George Mead. O desenvolvimento deste projeto se dá a partir de pesquisas que vêm sendo realizadas no Núcleo Identidade-Metamorfose da PUC-SP, com a preocupação de verificar as condições e possibilidades contemporâneas de emancipação.

Palavras-chave

Identidade; metamorfose; emancipação.

Aplicações/produtos

No Núcleo Identidade-Metamorfose, em 2009 e início de 2010, foram defendidas 4 (quatro) teses de doutorado e 6 (seis) dissertações de mestrado, em que foram estudados diversos casos sobre identidade. O destaque foi da tese que estudou o "doente mental", intitulada Sofrimento de indeterminação e reconhecimento perverso, de Aluísio F. de Lima, que mereceu o prêmio da Coleção Hipótese e será publicada pela Educ/FAPESP.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Antonio da Costa Ciampa; Juracy Armando Mariano de Almeida; Aluísio Ferreira de Lima.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Clodoaldo G. Leme; Fernando Pimenta; Mariana Malvezzi; Renato F. de Souza; Sérgio Dantas; Sheila F. Miranda; Simone Nogueira.