HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA RENAL CRÔNICA EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS TIPO 2

Departamento

Medicina.

Resumo

As principais causas de doença renal crônica (DRC) terminal no Brasil são a hipertensão arterial (HA) e o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Neste estudo, avaliaremos o curso e a evolução dessas doenças desde o diagnóstico até a DCR terminal necessitando tratamento substitutivo da função renal (TRS). Iremos comparar se a evolução da doença em indivíduos assistidos pelo sistema único de saúde (SUS) difere daqueles assistidos pelos sistemas de saúde suplementares (convênios). Pacientes com DRC terminal em TRS (n=336) serão entrevistados e avaliados quanto à evolução da assistência médica que receberam ao longo da doença.

Palavras-chave

Doença renal crônica terminal; atenção à saúde; hipertensão arterial; diabetes mellitus tipo 2.

Aplicações/produtos

Uma vez identificado o curso da HA e DM2 desde o diagnóstico até a doença renal crônica terminal (DRC) com necessidade de hemodiálise ou transplante renal, temos possibilidade de intervir visando à prevenção primária e secundária da doença, que tem alta morbidade, mortalidade e custos para o sistema único de saúde (SUS) e outros sistemas de saúde suplementar.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Fernando Antonio de Almeida; Guilherme Vasconcelos Siqueira; Reinaldo José Gianini.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bolsistas e alunos de iniciação científica: André Luz Bertoco; Eder Augusto Bernardo; Giuliano Serafino Ciambelli; Guilherme Vasconcelos Siqueira; Marcelo Mai Jurado.