HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES E DO LIVRO DIDÁTICO

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Por que a escola ensina o que ensina e da maneira que o faz? A pergunta tem sentido se se levar em conta que as dis-ciplinas escolares, como se conhece hoje, são construções históricas relativamente recentes, que se efetivaram por meio de um processo conflituoso de partilha de conteúdos dos saberes. Trata-se, então, de examinar esses processos de constituição das disciplinas escolares, acompanhando-lhes as trajetórias de constituição, de transformações e, eventualmente, até mesmo de extinção. Na medida em que o livro didático é um dos principais suportes das disciplinas escolares, ele é, a tempo, fonte e objeto dessa pesquisa.

Palavras-chave

Disciplinas escolares; livro didático; cultura escolar; currículo.

Aplicações/produtos

http://paje.fe.usp.br/estrutura/livres/index.htm; http://www2.fe.usp.br/estrutura/eventos/livres/;
http://www.uned.es/manesvirtual/ProyectoManes/Biblio; http://redesenlecturayescritura.blogspot.com/;
http://hum.unne.edu.ar/investigacion/educa/web_relee/bibliobrasil1.htm

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2002; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Kazumi Munakata; Circe Maria Fernandes Bittencourt.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Célia Cristina de Figueiredo Cassiano; Marcia de Paula Gregorio Razzini; Vera Lucia Gomes Jardim; Juliana Miranda Filgueiras; Jose Cassio Masculo.