HIPERATIVIDADE E VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA

Departamento

Psicodinâmica.

Resumo

O comportamento hiperativo é considerado como manifestações da síndrome de déficit de atenção com hiperatividade. A definição diagnóstica proposta pelo D. S. M. inclui uma descrição contextual, critérios de medida qualitativos. Esses critérios têm como base os relatos de familiares e professores, desconsiderando o envolvimento e a participação pessoal dos informantes, assim como as circunstâncias e as condições de violência social em que o comportamento hiperativo se manifesta. Com base nesses critérios, frequentemente, a criança, tratada como doente, aprende a se autorregular através medicação estimulante. Este trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre trocas comunicativas entre pais e filhos com queixas de hiperatividade.

Palavras-chave

Hiperatividade na infância; violência social; autorregulação; limites.

Aplicações/produtos

Foram atendidas 30 crianças com diagnósticos de hiperatividade e déficit de atenção em atividades escolares e seus pais, em encontros semanais, no período de um ano letivo. A oficina promoveu: percepção da importância da participação dos pais em limites e qualidade de atenção em relação às crianças; a importância de espaços lúdicos compartilhados; a comunicação entre pais e filhos e a reconstrução de significado.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Regina Celia Gorodscy.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Grupo de Pesquisa: Corpo em Psicologia.