GUARDIÕES DO SAMBA: DA FORÇA DA IDADE À FORÇA DE CARÁTER

Departamento

Sociologia.

Resumo

Este projeto de pesquisa se insere no debate contemporâneo sobre dimensões sociobiológicas dos processos de envelhecimento e da ideia de velhice enquanto representações historicamente construídas cujo contexto social, no caso da cidade de São Paulo, traz as marcas da formação multicultural e multirracial que justapõem várias noções de tempo. Esses aspectos ganham relevância na análise das atribuições dos membros da Embaixada do Samba como "guardiões do samba", pois expressam menos a força da idade (cronológica) do que a força de caráter. Os aspectos morais nelas implícitos fogem das diretrizes básicas dos programas de pós-aposentadoria, fundadas em critérios econômicos, e das propostas de entretenimento voltadas para "terceira idade".

Palavras-chave

Representações sociais; velhice; envelhecimento; guardiões do samba; força de caráter; terceira idade; pré-apo-sentadoria.

Aplicações/produtos

Uma das suas principais contribuições seria sobre a formação histórica da cidade de São Paulo relativa às tradições culturais herdadas da diáspora africana na sociedade brasileira, na qualidade (cronológica) não condiciona o exercício de funções e tarefas. O que se entende por envelhecimento? Por "terceira idade"? Que significam as propostas empresariais de pré-aposentadoria?

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Leila Maria da Silva Blass.

Financiamento/apoios

Bolsa Produtividade ­ CNPq.