GENÊROS TEXTUAIS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Departamento

Português.

Resumo

Temos por objetivos gerais analisar variados gêneros, de modo a contribuir para o ensino de leitura e produção de textos, presencial, a distância ou semipresencial, e discutir a relação entre o ensino de Língua Portuguesa (leitura e produção textual oral e escrita) e a perspectiva teórica de gêneros. Partimos da concepção de língua como forma de ação social e histórica, privilegiando sua natureza funcional e interacional e não apenas seus aspectos formais, como Bazerman (2005, 31), que considera que gêneros não podem ser vistos como "conjunto de traços textuais", porque, se assim o fossem, seria excluído do uso e da construção dos sentidos o papel dos indivíduos.

Palavras-chave

Gêneros textuais; interação; práticas sociais; ensino de Língua Portuguesa.

Aplicações/produtos

Dissertações mestrado: Ensino do gênero ­ sequência didática para o conto de humor, de Sandra Ribeiro; Outdoor: sem querer, você já leu, de Daniel Souza; monografia lato sensu A construção de sentido no diálogo estabelecido pela escrita de diário de leitura de uma aluna da série final do Ensino Fundamental II, de Maria Feitosa de Lima; publicação do capítulo "O ingresso do texto oral em sala de aula", com Amália Reis, no livro Oralidade, escrita e ensino de LP, organizado por Vanda Elias, Contexto.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Mercedes Fátima de Canha Crescitelli.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Alunas de mestrado: Andrea Pisan; Fabiane Gasparini; Mônica Vicente Gerhardt.