FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES

Departamento

Linguística.

Resumo

Este trabalho se insere no quadro das pesquisas de cunho reflexivo sobre a formação de professores de línguas es-trangeiras em pré e em serviço e visou a estudar as representações dos professores de língua espanhola na cidade de São Paulo. Tendo como participantes alunos do curso de Letras espanhol, alunos do curso de pós-graduação em Formação de Professores de Espanhol da COGEAE-PUC-SP e profissionais da área oriundos de outras instituições, busquei levantar quem é hoje o professor de espanhol, quais são as principais representações e como estas se revelam no discurso dos docentes em serviço.

Palavras-chave

Representações; identidade; professores de ELE.

Aplicações/produtos

A pesquisa encontra-se em andamento, porém os resultados parciais são foco para a reflexão empreendida com os alunos de prática de ensino e projeto de estágio na graduação em Letras Espanhol na PUC-SP, bem como da mesma disciplina no curso de Lato Sensu, Ensino de espanhol para Brasileiros da COGEAE, PUC-SP.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Gloria Cortes Abdala.