FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

O texto resulta de pesquisa bibliográfica cotejada com referencial prático-teórico consequente ao desenvolvimento de intervenções docentes e atendimentos a aluno de ensino fundamental. Teve por objetivo identificar a qualificação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental e reconhecer a destinação da educação continuada na formação de professores para o desenvolvimento da profissão. Identificou-se a intrincada rede de relações presentes, ou seja, a presença ativa de fatores diretos nas condições de aprendizagem escolar que, somados à formação do educador, determinam a qualificação da educação. Os termos e a posição desses fatores ensinam as razões e interações que se impõem na formação de base e continuada.

Palavras-chave

Formação do professor; fatores da formação; ensino aprendizagem.

Aplicações/produtos

Produzir pesquisa e conhecimento quanto a: explicitação do trinômio da docência: competência técnica, teórico-crítica e prática, para a sustentação pedagógica; reafirmação da identidade da escola pela proposta pedagógica, pela inteligência da flexibilidade da execução; pela projeção prospectiva para alargamento das intervenções da escola; historicidade da profissão professor.

Fase em que se encontra o projeto

Concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Maria Jose Batista Leite.

equipe com participação at iva na pesquisa

Grupo de Pesquisa Faculdade de Educação: Educação-Produção do Conhecimento.