Psicodinâmica.
O objetivo deste estudo é observar e comparar sentimentos de autoestima e de identidade em estudantes negros e brancos, de ambos os sexos. Foram utilizados conceitos teóricos da psicologia analítica, como complexo cultural, autoestima e identidade. Elaboramos dez hipóteses para comparar sete qualidades (beleza, autoestima, status social, sucesso profissional, sociabilidade, identificação racial e ideal de ego) entre grupos de estudantes negros e brancos. Os instrumentos utilizados no estudo foram a Escala de autoestima de Rosenberg, ficha de identificação e um questionário com fotos. De todas as categorias estudadas, apenas autoestima e sociabilidade não obtiveram diferença significativa nas respostas de adolescentes brancos.
Autoestima; identidade; etinicidade; adolescência.
PUC-SP/Núcleo de Estudos Junguianos.
Ano de início 2009; concluído em 2010.
Denise Gimenez Ramos.
Denise Gimenez Ramos; Renan Locatelli; Renata Winning.
CNPq.