FERRAMENTAS DE GESTÃO DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PRÁTICAS EXISTENTES NAS EMPRESAS

Departamento

Psicologia Social.

Resumo

Organizações vêm utilizando desde o século passado o modelo de competências em suas práticas de gestão de pessoas. O objetivo desta pesquisa é identificar como esse modelo é apropriado pelas empresas e que instrumentos são utilizados para sua gestão. Para tanto, está prevista a realização de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com 19 empresas, representantes da indústria, comércio e prestação de serviços.

Palavras-chave

Competências; classificação das competências; ferramentas de gestão de competências.

Aplicações/produtos

Observa-se grande disparidade entre as empresas na forma como conceituam, classificam e avaliam competências, em decorrência desse modelo de gestão ser construído a partir de representações sociais que os gestores fazem da relação homem-trabalho. Há consenso quando afirmam que esse modelo conduz a uma melhor qualidade de vida no trabalho por reduzir a subjetividade do gestor no momento da avaliação de desempenho.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadora Responsável

Maria Cristina Pinto Gattai.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Maria Cristina Pinto Gattai; Karin Marion Moreira Alves; Jacqueline Esposito.