EXPRESSÕES EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES PESQUISA ENSINO-APRENDIZAGEM

Departamento

Matemática.

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo caracterizar o ensino e a aprendizagem sobre expressões equações e ine-quações no Brasil. Constitui-se em um dos eixos de estudo do projeto O que se entende por Álgebra. Considerando que a pesquisa em pequenos recortes do tema permita futuras sínteses, esse objetivo se desdobra nos seguintes: 1) desenvolver pesquisas sobre esses tópicos, nos planos cognitivo, didático e curricular; 2) elaborar sínteses de pesquisas sobre esses tópicos interrelacionando os planos de investigação aqui propostos. Tem a finalidade de contribuir para a crítica e implementação de propostas curriculares nacionais e para o debate internacional no assunto.

Palavras-chave

Educação algébrica; cognição; didática e currículo; expressões; equações e inequações.

Aplicações/produtos

Orientações concluídas: http://www.pucsp.br/pos/edmat/

Outras produções científicas: http://www.sbem.com.br/index.php?op=Grupos%20de%20Trabalho – s

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5437471599501189

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Cristina S. de A. Maranhão.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Orientações em andamento: Felipe Costa (Mestrado Acadêmico); Antonia Zulmira da Siova (Mestrado Profissional); Adriana Hamazaki (Mestrado Acadêmico); Lucimar Hessel (Mestrado Acadêmico).