ESTUDOS SOBRE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA NAS PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICA E CULTURAL

Departamento

Matemática.

Resumo

O projeto pretende reexaminar investigações sobre aritmética e álgebra, com lentes epistemológica e cultural, para mais bem compreender as concepções de atores escolares (da escola básica e universitários) no assunto e promover aprofundamentos em sua formação. Desenvolverá também pesquisas nas perspectivas epistemológica e cultural, com a participação ou colaboração de atores escolares, além de mestrandos, doutorandos ou pós-doutorandos.

Palavras-chave

Sínteses de pesquisas; meta-análises de pesquisas; perspectivas epistemológica e cultural; aritmética e álgebra; abor-dagens participante e colaborativa.

Aplicações/produtos

Orientações concluídas: http://www.pucsp.br/pos/edmat/

Outras produções científicas: http://www.sbem.com.br/index.php?op=Grupos%20de%20

Trabalhos Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5437471599501189; http://gepfpm.wordpress.com/maria-c/ (Acesso em junho de 2010)

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Cristina S. de A. Maranhão.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Orientações em andamento: Denise Di Giovanni Lamberti (Doutorado ­ Educação Matemática); Maria Sueli Gomes Saldanha (Doutorado ­ Educação Matemática); Nara Amaral. (Mestrado Acadêmico ­ Educação Matemática).