ESTUDO SOBRE O BRINCAR DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE

Departamento

Métodos e Técnicas em Psicologia.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi abordar o olhar de dez cuidadores de crianças acerca do Brincar num equipamento da rede substitutiva em saúde mental (CECCOIbirapuera). Teve como objetivos específicos captar o olhar do adulto em relação a: socialização e inserção da criança na cultura, promoção de saúde, desenvolvimento infantil e a relação da qualidade do brincar infantil com as condições promovidas pelos cuidadores. Buscou-se propiciar um espaço de reflexão sobre a importância do brincar e também verificar as diferentes concepções acerca da Oficina Estimulação Infantil desenvolvida no equipamento, tendo como foco a política pública de Humanização.

Palavras-chave

Criança em vulnerabilidade; situação de risco social; qualidade de vida infantil; humanização; brincar; cuidador; educação infantil; rede substituiva; saúde mental; políticas públicas.

Aplicações/produtos

Disponível no site: www.pucsp.br/petpsicologia Concluiu-se que a participação na Oficina favoreceu o desenvolvimento do brincar espontâneo, noção do conceito de brincar ligada às características e preferências individuais da criança, que teve seu lugar destacado e valorizado, assim como o brincar dirigido. Atualmente, a referida pesquisa subsidia as ações do grupo PET com foco em crianças abrigadas e seus cuidadores.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2007; concluído.

Pesquisadora Responsável

Regina Aiko Fukunaga Kato.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Carolina Krauter Kracker; Isabella Huy Kolesnikovas (bolsistas PET/MEC/SESu); Regina Aiko F. Kato (coordenadora do projeto).

Financiamento/apoios

PET/MEC/SESu(Programa de Educação Tutorial/Psicologia)