ESTUDO NORMATIVO DO RORSCHACH COM ADOLESCENTES NÃO PACIENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO

Departamento

Psicologia Social.

Resumo

O objetivo do projeto é levantar os resultados normativos para as variáveis do Rorschach para 120 adolescentes que moram na cidade de São Paulo, com idade variando entre 13 e 17 anos, com características diversas quanto ao sexo e nível socioeconômico. Parte dos participantes serão procurados em suas escolas (particulares e públicas) e uma parte menor em espaços públicos. Será apresentada a estatística descritiva para o conjunto da amostra. Serão realizados estudos estatísticos comparando-se alunos de escolas públicas e particulares e adolescentes em diferentes faixas etárias. Diferenças entre grupos serão estudadas levando-se em conta a complexidade. Outros estudos estatísticos estão previstos.

Palavras-chave

Método de Rorschach; sistema compreensivo; normas; adolescentes; complexidade dos protocolos.

Aplicações/produtos

O objetivo da pesquisa é a construção de normas para aplicação do Rorschach em adolescentes. Esse resultado só poderá ser obtido quando completada a amostra total. Resultados parciais foram apresentados em eventos. Resultados de pesquisa anterior, com objetivos semelhantes, com população adulta foram publicados em periódicos científicos. Salienta-se a publicação em Journal of Personality Assessment, 2007, 89, S35-41.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bolsas de Capacitação Técnica ­ nível 3: Guilherme R. Brunoni; Marcelo C. Batistuzzo; Tatiana M. Sato. Bolsas de IC: Guilherme Brunoni; Tatiana Sassaki; Ricardo R. Bueno; Eduardo Moreira.

Financiamento/apoios

FAPESP.