ESTUDO DO MERCADO FARMACÊUTICO

Departamento

Atuaria e Métodos Quantitativos.

Resumo

O mercado farmacêutico está em crescimento e as empresas desse setor, que são na maioria multinacionais, deixam pouco espaço econômico para as nacionais. Assim, o objetivo central deste estudo será analisar e mensurar os índices de crescimento do mercado farmacêutico do Brasil, os índices de importações e exportações, avaliar a importância do segmento de medicamentos genéricos, o surgimento do mercado de produtos cosméticos e a empregabilidade do setor. Há também, como desdobramento possível deste estudo, a análise da importância e do papel das empresas nacionais e multinacionais nesses segmentos.

Palavras-chave

Mercado farmacêutico; taxas de crescimento; participação no mercado.

Aplicações/produtos

Os principais resultados são o levantamento e a mensuração das taxas de crescimento do mercado farmacêutico, o desenvolvimento de indicadores de comportamento e participação das empresas nacionais no mercado. As estratégias das empresas estrangeiras para ampliação da sua participação nos mercados. O impacto dos medicamentos genéricos nos mercados tradicionais e o surgimento do novo mercado de cosméticos.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisador Responsável

Renaldo Antonio Gonsalves.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bruna Groninger Albacete Carmona.