ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DO DISCURSO JORNALÍSTICO NA IMPRENSA ESCRITA

Departamento

Português.

Resumo

A socieda de contemporânea, multimidiática, propicia um fluxo vertiginoso de informação e incentiva a cobertura dos acontecimentos em tempo real. Dentro desse contexto, a imprensa escrita, concorrendo com outros veículos na divulgação da informação, busca sua validação e se organiza de modo a captar a atenção do seu público para além da questão do ineditismo/atualidade da informação. As pesquisas que estão inseridas neste projeto investigam diferentes gêneros jornalísticos sob a perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso e da Pragmática. Balizam as pesquisas questões sobre a identidade do sujeito do discurso (percepção das representações sociais), a pluralidade dos sentidos produzidos, entre outras.

Palavras-chave

Discurso jornalístico; imprensa escrita; Análise do Discurso; estratégias linguístico-discursivas; discurso da violência; humor.

Aplicações/produtos

As investigações estão subsidiando teses, dissertações, publicações em revistas da área e em anais, além das ativida-des do Grupo de Pesquisa DiME. Dissertação ­ Sandra F. da Silva. O Riso em Mainardi: um estudo sobre os mecanismos linguístico-discursivos do humor (Capes); Tese ­ Edson C. de Oliveira. O discurso da imprensa e a representação da identidade de gênero feminino nos crimes passionais (Capes).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Ana Rosa Ferreira Dias.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Doutorandos: Luciana Soares da Silva; Márcio Rogério Cano; Losana Hada. Mestrando: Anderson da Cruz Zaneti.