ESTADO DO CONHECIMENTO: AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Objetivo inicial: verificar como a temática da afetividade no contexto escolar é abordada em teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em educação e psicologia nas instituições PUC-SP; USP; UNICAMP e UNESP no período de 2000 a 2008, mapeando as teses e dissertações quanto ao problema de pesquisa, aos procedi-mentos metodológicos, ao referencial teórico, aos resultados e desdobramentos. Em decorrência da comemoração dos 40 anos do PED-PUC-SP, o projeto sofreu um redirecionamento; análise de teses e dissertações do referido programa no período de 1969 (data de sua fundação) até 2009.

Palavras-chave

Estado do conhecimento; afetividade no contexto escolar; pesquisa documental.

Aplicações/produtos

Apresentações de resultados parciais da pesquisa nos seguintes eventos: II Congresso Brasileiro de Educação (Bauru, 2009); IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional (São Paulo, 2009); VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 2009).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Laurinda Ramalho de Almeida; Abigail Alvarenga Mahoney (pesquisadora convidada).

Equipe com participação ativa na pesquisa

Andrea Jamil Paiva Mollica; Claudia Maria Labinas Roncon Saud; Leila Yuri Sugahara.