ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Na interface entre Educação e Gerontologia, este estudo tem como objetivo mapear e caracterizar instituições e outros espaços de convivência de idosos onde se realizam atividades socioeducacionais, identificando os programas desenvolvidos com pessoas idosas, as concepções de educação e as representações sociais dos seus participantes sobre essas vivências. Na primeira etapa, foram identificados os programas socioeducacionais para idosos existentes na cidade de São Paulo, o que possibilita aprofundar os conceitos de educação, longevidade e qualidade de vida, na sua relação com o processo de envelhecimento e a realidade da velhice, viabilizando a elaboração de novos paradigmas da práticas educativas com idosos.

Palavras-chave

Educação; envelhecimento; velhice; programas socioeducacionais.

Aplicações/produtos

Os principais resultados da pesquisa constam de artigo publicado na revista Kairós ­ Caderno Temático, v. 5 (2009); http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/2669/1714, com o título "Gerontologia: o estado da arte". A repercussão do desenvolvimento da pesquisa envolve também projetos de iniciação científica e mestrado, assim como apresentações feitas em congressos internacionais.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Nadia Dumara Ruiz Silveira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Nadia Dumara Ruiz Silveira; Bruna Marconi; Daniele Aparecida de Araujo; Marilza Aparecida Marques; Patricia Branco; Ricardo Niquetti; Rosemeire Rodrigo.