ENUNCIAÇÃO GLOBAL E ESTESIA NAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS DA PRODUÇÃO MIDIÁTICA E DAS PRÁTICAS SOCIAIS

Departamento

Português.

Resumo

A ocorrência de uma desterritorialização dos sistemas por operações de neutralização nos usos de mais de uma expressão, nas semióticas sincréticas, produz novas possibilidades interacionais entre destinador e destinatário que estão instaladas nos discursos e permitem reoperar quais são os mecanismos de produção de conhecimento em cir-culação nas mídias. Como, nas suas ações cognitivas, os sujeitos discursivos rearticulam os elementos significantes e atuam na construção do sentido? Considerando que o destinatário é incitado por regimes distintos nos modos de articular razão e sensibilidade na plasticidade sincrética, como ele adentra na rede articulatória dos sentidos para construir a sua cognição dos mundos midiáticos?

Palavras-chave

Semiótica sincrética; interações discursivas; enunciação; arranjo plástico; cognição.

Aplicações/produtos

Desenvolvimento de modelo de análise da produção cognitiva nos discursos midiáticos que estão sendo apresentados em reuniões científicas periódicas da área e publicados parcialmente em artigos, capítulos de livros, que finalizará em um livro individual.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Doutorandos: Adelina Bracchi; João Baptista Ciacco; Maria Paula Piotto Guimarâes; Simone Bueno.Mestrandas: Ana Maria Malagutti; Carolina Suellen Cardoso; Mirella Luiggi.