DISCURSOS DA PRESCRIÇÃO E DA ATIVIDADE DE TRABALHO

Departamento

Português.

Resumo

As investigações na articulação linguagem/trabalho estão direcionadas para o estudo do modo de constituição do campo discursivo da prescrição e de sua contraparte, a atividade. Tal configuração compreende os discursos produzidos em diferentes situações de trabalho e também aqueles de abrangência mais ampla que remetem a modos de se comportar no trabalho e de pensar o trabalho. Apoiamo-nos na ergologia, que situa as prescrições no âmbito das normas sociais (Schwartz: 1997) e em alguns princípios da análise do discurso, entre eles, a inseparabilidade texto/quadro sócio-histórico de sua produção/circulação e a primazia do interdiscurso sobre o discurso (Maingueneau, 1984, 2008).

Palavras-chave

Campo discursivo; prescrição/atividade; linguagem/trabalho.

Aplicações/produtos

Produções nos últimos 3 anos ­ Publicações: artigos em periódicos: 6, capítulos de livros: 3, livros organizados: 1, trabalhos completos em anais de eventos: 1, resumos em anais de eventos: 4, tradução de capítulos e/ou artigos: 1, apresentação de livro: 1, resenha de livro: 1. Apresentação de trabalho em eventos: 9. Curso de curta duração ministrado: 2. Orientações concluídas: mestrado: 6, doutorado: 4.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2005; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Cecília Pérez de Souza Silva.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ex-orientandos: Kathryn Harrison; Maria Inês Otranto; Silma Mendes; Doutorandos: Marília Rodrigues; Rosiléia Borim; Yara Daniele. Mestrandos: Alice Ribeiro; Isis Ramanzini; Joelma Anjos.

Financiamento/apoios

Produtividade em pesquisa e Grant ­ CNPq.