DESENVOLVIMENTO E A CEPAL: DA INDUSTRIALIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO PRODUTIVA COM EQUIDADE

Departamento

Economia.

Resumo

O tema da pesquisa é a análise das teorias de desenvolvimento econômico prevalecentes na América Latina a partir da criação da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina), analisando inicialmente o conceito cepalino de deterioracão das relações de troca. Após a década perdida de 1980, a visão da CEPAL nos anos 1990 é a da Transformação Produtiva com Equidade (TPE), em que a CEPAL incorpora em sua análise e propostas boa parte do chamado Consenso de Washington, defendendo a abertura e as reformas econômicas, que seriam o motor do crescimento e da incorporação do progresso tecnológicos. Essa nova posição da CEPAL apóia-se nos conceitos de regionalismo aberto e de novo regionalismo.

Palavras-chave

CEPAL; teorias de desenvolvimento econômico; deterioração das relações de troca; transformação produtiva com equidade; regionalismo aberto e novo regionalismo.

Aplicações/produtos

Além da análise crítica das teorias econômicas cepalinas e das políticas econômicas propostas, o objetivo é a orien-tação de projetos de iniciação científica. A pesquisa está em andamento, mas os resultados preliminares apontam que a CEPAL, a partir da década de 1980, constrói suas novas posições acriticamente, incorporando o referencial pautado pelo chamado Consenso de Washington.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisador Responsável

João Ildebrando Bocchi.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Felipe Freitas Gargiulo (Iniciação Científica).