DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Compreender o processo de constituição da identidade profissional de professores que exercem a função da coor-denação pedagógica em escolas públicas do estado de São Paulo. O problema de pesquisa foi construído pelo viés de políticas públicas, concebendo o coordenador pedagógico como sujeito histórico, determinado por diferentes configurações da função ­ estrutura oficial: o que chega do instituído legal para o coordenador; estrutura funcional da coordenação: como o coordenador interpreta o instituído, aceitando ou resistindo a ele; estrutura funcional da escola: como a organização da escola interfere no trabalho do coordenador.

Palavras-chave

Identidade profissional; coordenador pedagógico; ensino público.

Aplicações/produtos

Apresentações de resultados parciais da pesquisa nos seguintes eventos: XV Endipe (Belo Horizonte, 2010); IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional (São Paulo, 2009); ANPED (Caxambu, 2008).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Laurinda Ramalho de Almeida; pesquisadora convidada Regina Célia Almeida Rego Prandini.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Claudia Maria Labinas Roncon Saud; Ludmila Passos Abreu.