CURRÍCULO E CULTURA DE COMUNIDADES ENVOLVIDAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Nosso horizonte é a inclusão social, a emancipação humana e a construção de uma sociedade amplamente demo-crática. Nosso foco são as ações educativas. Nossa hipótese é de que conhecer, considerar, incorporar a cultura (in-cluindo nela as condições socioeconômicas-culturais e a formação) das comunidades envolvidas em processos edu-cativos pode criar maiores possibilidades de êxito dos currículos, aqui compreendidos como propostas e práticas.

Palavras-chave

Currículo; cultura; práticas educativas.

Aplicações/produtos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1902799132408964

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2007; concluído em 2010.

Pesquisador Responsável

Branca Jurema Ponce.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Nilma C. Jesus; Liliana Santoro; José Carlos G. Lemos; Fabíola G. dos Santos; Kátia E. Régis; Celina C. Gonçalves; Maria Auxiliadora Elias; Karin A. H. Lucas; Sandra N. Viana; Edenilce H. J. Elliott; Eni F. Sena; Homero de Giorge Cerqueira; Juliana F. Oliveira; Tânia M. R. Machado.

Financiamento/apoios

CAPES ; CNPq.