CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EJA, DOS INTERVENIENTES CURRICULARES À PRÁTICA EM SALA DE AULA, O

Departamento

Matemática.

Resumo

O projeto tem como objetivo investigar o currículo de Matemática relacionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), fazendo um estudo dos diferentes intervenientes curriculares (Sacristán, 2000), como documentos oficiais, material didático, avaliação, planejamento escolar e do professor, e estudar o currículo que é desenvolvido na prática dessa modalidade de ensino. As questões diretrizes da investigação a ser realizada são: Qual é a Matemática que está sendo ensinada para estudantes do Ensino Médio na modalidade EJA? Quais são as recomendações dos documentos oficiais para o ensino da Matemática nessa modalidade? Os materiais didáticos desenvolvidos para EJA estão de acordo com as recomendações oficiais?

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos; currículo de Matemática; Educação Matemática.

Aplicações/produtos

www.pucsp.br/pos/edmat

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisador Responsável

Armando Traldi Junior.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Armando Traldi (coordenador do projeto); Célia Maria Carolino Pires (pesquisadora colaboradora); Gilberto Januário e Kátia Cristina Lima (estudantes do mestrado).