CRIANÇA, O PROFESSOR E A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

A linguagem musical constitui-se numa importante forma de conhecimento para as crianças, justificando sua presença no contexto da Educação Infantil. O principal objetivo desta pesquisa foi estabelecer a relação entre a linguagem musical e a formação do professor, dimensionando as dificuldades encontradas pelas instituições públicas e seus professores na utilização da linguagem musical. O instrumento utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo, que incluiu atividades de leitura, pesquisa, observação e entrevista. Estudos e pesquisas demonstram que a música, seja ela classificada como inteligência, linguagem ou área de conhecimento, tem um papel relevante no processo de formação da criança. Trazer a música para o ambiente escolar exige do professor uma postura de disponibilidade com relação à música e disposição para ouvir e observar o modo como as crianças se expressam musicalmente em cada fase de seu desenvolvimento. O professor de Educação Infantil deve executar um trabalho de formação musical pessoal e contínuo, a fim de propiciar à criança a construção do seu conhecimento musical em contextos significativos, que incluam criação, elaboração de hipóteses, descobertas, questionamentos, etc. A formação do professor, a troca de experiências entre os profissionais, o aprofundamento do tema e a introjeção da importância do trabalho com as diferentes linguagens junto à criança por parte do professor, da instituição e da família se constituem em fatores preponderantes para esse trabalho dentro da instituição.

Palavras-chave

Linguagem musical; professor; educação infantil.

Aplicações/produtos

Diretório do grupo de pesquisa no Brasil: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3484328356605021

Fase em que se encontra o projeto

Concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Neide de Aquino Noffs; Ana Maria Aparecida Gonçalves.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Neide de Aquino Noffs; Ana Maria Aparecida Gonçalves.