CONSIDERAÇÕES SOBRE SUBJETIVAÇÃO E ALTERIDADE: UM RETORNO AO DIÁLOGO

Departamento

Linguística.

Resumo

Pesquisas desenvolvidas em torno deste projeto de produtividade em pesquisa colocam em perspectiva uma questão teórica sobre interação, fortemente instigada pela natureza da situação clínica envolvendo falas sintomáticas. A as-simetria entre as manifestações linguísticas dos participantes dessa cena (paciente e terapeuta) é marcante a ponto de a interação se desenvolver sem apoio no significado. Nessas circunstâncias, o diálogo (com crianças ou adultos) assume perfil surpreendente e interroga sua equivalência à comunicação, que inadvertidamente reduz esses dois termos a uma sinonímia. A pesquisa envolve uma discussão teórica com algumas subáreas da Linguística (Aquisição da Linguagem em particular) e com a Psicanálise.

Palavras-chave

Diálogo; relação sujeito-outro; relação sujeito-linguagem.

Aplicações/produtos

Resultados: teses e dissertações defendidas; livro publicado em 2006: Aquisição, patologias e clínica de linguagem (com segunda edição em 2007). Artigos em revistas especializadas e capítulos em livros. Participação em congressos nacionais e internacionais (ver plataforma Lattes).

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2007; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Francisca Lier-DeVitto.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Roseli Sequeira de Vasconcellos; Mariana Trenche de Oliveira; Lúcia Arantes; Lourdes Andrade; Luciana Branco Carnevale; Evelin Tesser; Suzana Carielo da Fonseca; Cláudia Pollonio.

Financiamento/apoios

CNPq (bolsa de produtividade em pesquisa).