COMUNICAÇÃO, VISIBILIDADE E TEMPO REAL: LÓGICA SOCIAL DA VISIBILIDADE MEDIÁTICA NA CIBERCULTURA

Departamento

Arte.

Resumo

A pesquisa, apoiada pelo CNPq (produtividade em pesquisa), versa sobre o fenômeno da visibilidade mediática, com foco em sua natureza e modus operandi social-históricos, sua tipificação e diversidade epocal, sua hibridação tecnológica interna e suas consequências culturais. A investigação visa aprofundar os parâmetros de uma crítica teórica renovada das estruturas glocais da existência contemporânea (em cuja reprodução simbólica se implica a visibilidade comunicacional) e levar adiante o projeto de crítica da civilização mediática ­ em particular no que tange ao seu estirão mais desenvolvido, a cibercultura ­ como forma de contribuição ao desenvolvimento da teoria social e, em especial, da comunicação.

Palavras-chave

Comunicação; fenômeno glocal; visibilidade mediática; cibercultura; dromocracia; transpolítica.

Aplicações/produtos

Publicação de livros e coletâneas; elaboração de artigos científicos; coordenação de Grupo de Pesquisa (cadastrado no CNPq); participação em eventos científicos nacionais e internacionais; oferecimento de Disciplinas de Pós-Graduação; orientação a Teses e Dissertações; presidência de associação científica nacional (www.abciber.org); e realização ou promoção de eventos científicos.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisador Responsável

Eugênio Rondini Trivinho.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Alexandre Marquesi (M); Alexandre Frigeri (D); André Kishimoto (M); André Sendra (M); Angela Pintor (M); Bárbara Barbosa (D); Cíntia Dal Bello (D); Claudia Ribeiro da Silva (D); Joyce da Silva Sousa (M); Magaly Parreira do Prado (D); Márcia Siqueira Marques (D); Paulo Alves de Lima (M); Tales Augusto Tomaz (M).

Financiamento/apoios

CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa).