COMPREENSÃO DAS CORRELAÇÕES ENTRE A APRENDIZAGEM INICIAL DA MATEMÁTICA E DA ESCRITA/LEITURA, A

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar, descrever as situações dos alunos de 4ª série que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar para a matemática e para interpretar significativamente seu sistema de sinais, bem como buscar compreender a sua correlação com as dificuldades da representação alfabética. Tem por objetivos específicos: investigar, descrever as situações dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental que se apresentam como pré-silábicos na escrita e leitura e não identificam a ideia nos ideogramas matemáticos; apresentar parâmetros explicativos das situações identificadas; cooperar na intervenção e assistência a esses alunos no atendimento psicopedagógico.

Palavras-chave

Inibição intelectual; aprendizagem; ensino sistema simbólico alfabético e matemático.

Aplicações/produtos

Espera-se apresentar compreensões quanto à correlação na persistência de alunos que não compreendem e/ou não apreendem o sistema de leitura e escrita, permanecendo nas hipóteses pré-silábica, silábica e, simultaneamente, estão privados de condições para operar com o sistema simbólico matemático.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Paola Parolin; Larissa Menezes.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Apoio do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".

Financiamento/apoios

CNPq.