CINEMA E IMAGENS DO PENSAMENTO: FORMA, FIGURAÇÕES E RUPTURAS CRÍTICAS

Departamento

Sociologia.

Resumo

O objetivo mais amplo se concentra nas relações entre Cinema e Ciências Sociais, através do aporte das reflexões estéticas de Walter Benjamin, em especial as que definem os "documentos da barbárie". Procura-se destacar as obras filmes pelo que se está denominando "imagens da exceção" em contraponto a um cinema mais reflexivo-crítico, também denominado cinema-ensaio. De março de 2009 a março de 2010, integrou ­ como subprojeto ­ o Projeto de Pesquisa Intersdisciplinar "Cinema e Experiência do Conhecimento" apoiado pelo CEPE ­ Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP e que envolveu 4 pesquisadores principais e 4 bolsistas de IC.

Palavras-chave

Cinema; rupturas estéticas e críticas; arte e política; imagens dialéticas; imagens da exceção; cinema-ensaio.

Aplicações/produtos

De março de 2009 a março de 2010, o projeto dedicou-se à pesquisa de filmes, análises, estudos da crítica cinema-tográfica e debates, integrando a realização de seminário Cinema e a Experiência do Conhecimento, realizado em 2009, envolvendo pesquisadores do projeto e do NEAMP. Além da orientação de bolsista de IC, está em elaboração paper para integrar Congresso Internacional e elaboração de artigo e resenha.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Ana Amélia da Silva.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Marcela Otero Sonim (Ciências Sociais).

Financiamento/apoios

O projeto contou com horas-pesquisa concedidas pelo CEPE ­ Conselho de Ensino e Pesquisa ­ PUC-SP.