CATOLICISMO EM SÃO PAULO DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1985)

Departamento

Teologia Sistemática.

Resumo

O trabalho nesta área está centralizado no estudo da Igreja católica no seu processo histórico. O estudo da instituição tem por fundamento a documentação produzida ao longo dos séculos através das mentalidades, representações e comportamentos da Igreja Católica. A área estuda a vida da Igreja, sua dinâmica e missão, em correlação com a sociedade contemporânea, seja no contexto global da humanidade, seja no contexto social em que a comunidade cristã se encontra inserida. Neste projeto, o objetivo é apresentar os textos censurados do jornal O São Paulo, órgão informativo da Igreja católica em São Paulo. Os 87 textos são estudados a partir da perspectiva da censura durante o regime militar. A pesquisa recolocará nas mãos dos fiéis e cidadãos o que lhes é de direito, ou seja, os textos produzidos e censurados.

Palavras-chave

Catolicismo; história; São Paulo; cultura contemporânea.

Aplicações/produtos

A pesquisa localizou 87 artigos censurados do jornal da Igreja Católica em São Paulo: O São Paulo. O grupo organiza artigos e participa de Congressos apresentando resultados parciais da pesquisa. Congressos: Universidade Federal de Viçosa (maio 2010), Anpuh regional SP UNESP Franca (apresentação de minicurso sobre a temática setembro 2010), Anpuh nacional Universidade Federal do Ceará 2009), PUC-SP Simpósio 2009.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisador Responsável

Ney de Souza.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Franscino de Oliveira Silva; Edson Donizete Toneti; Wagner Sanchez; Edgar da Silva Gomes; Felipe Cosme Sobrinho; Luiz Claudio Braga; Antonio Iankoski; Cristina Carvalho; Pedro Carlos Cipolini.