ATENÇÃO ÀS ESPECIFIDADES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS SURDOS NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO ­ PUC

Departamento

Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Resumo

O interesse em desenvolver esta pesquisa teve origem no acompanhamento, pela pesquisadora responsável, dos alunos surdos que têm cursado graduação na PUC-SP. O objetivo é fazer uma reflexão sobre como têm sido atendidas as especificidades dos alunos surdos. Para isso foi elaborado um questionário que será enviado aos alunos surdos dos diferentes cursos e que focaliza a importância dos intérpretes para a compreensão do conteúdo das disciplinas e para a participação dos alunos nas aulas, assim como visa colher sugestões para atender cada vez melhor às especificidades linguísticas dos alunos surdos na PUC-SP.

Palavras-chave

Especificidades linguísticas dos alunos surdos; língua de sinais; inclusão escolar de alunos surdos.

Aplicações/produtos

A pesquisa ainda está em andamento, mas espera-se que os resultados possam contribuir para o atendimento cada vez melhor das especificidades linguísticas dos alunos surdos na PUC-SP.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Orientadora: Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka e aluna bolsista Alyne Bocalini, do curso de Pedagogia.