ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES QUE CHEGAM À DOENÇA RENAL CRÔNICA

Departamento

Medicina.

Resumo

As principais causas de doença renal crônica terminal (DRC) no Brasil são a hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Avaliamos o curso da assistência à saúde de 336 indivíduos com DRC por HA ou DM2 até chegar à hemodiálise (HD). Apenas 13% não faziam acompanhamento; 32% eram tratados por nefrologista, 32% por clínico geral, 17% por cardiologista e 6% por endocrinologistas. A assistência era feita nas UBS (36%), ambulatórios de especialidades (33%), convênios (21%) e outros (11%), com intervalo de consultas de até 1 mês. A maioria (69%) já era usuária do SUS e 1/3 dos conveniados "migram" para o SUS após o início da HD. Os dados nos indicam onde intervir para reduzir a evitar a progressão da DRC terminal.

Palavras-chave

Doença renal crônica terminal; assistência à saúde; hipertensão arterial; diabetes mellitus tipo 2.

Aplicações/produtos

Uma vez identificada o curso da HA e DM2, desde o diagnóstico até a doença renal crônica terminal (DRC) com necessidade de hemodiálise ou transplante renal, temos possibilidade de intervir visando à prevenção primária e secundária da doença que tem alta morbidade, mortalidade e custos para o sistema único de saúde (SUS) e outros sistemas de saúde suplementar.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008.

Pesquisadores Responsáveis

Fernando Antonio de Almeida; Giuliano Serafi no Ciambelli; Reinaldo José Gianini.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bolsistas e alunos de iniciação científica: André Luz Bertoco; Eder Augusto Bernardo; Giuliano Serafi no Ciambelli; Guilherme Vasconcelos Siqueira; Marcelo Mai Jurado.