ARTE DE NOMEAR. POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO, A

Departamento

Arte.

Resumo

A pesquisa consiste em operação empírica de levantamento dos principais conceitos/nomes que têm caracterizado a ciência da comunicação e a representação que, através deles, a área faz de si mesma. Levantamento e análise têm considerado o contexto cultural, econômico, social e tecnológico que constrói aqueles nomes a fim de ser possível interpretar o conceito de comunicação com o qual laboram e as extensões epistemológicas da ciência que procuram construir. O objetivo nuclear da pesquisa é colaborar para a definição de uma epistemologia adequada ao objeto científico da comunicação, tendo em vista a análise dos conceitos considerados matrizes cognitivas da área.

Palavras-chave

Comunicação; epistemologia; metodologia; ciência.

Aplicações/produtos

Capítulos: "Da simulação ao simulacro" em Baudrillard vida, pensamento e obra. Porto Alegre: Sulina, 2010; Estratégia empírica da comunicação em Pesquisa empírica na Comunicação, São Paulo: Paulus, 2010. Participações: III Sem. da ABCiber: Mobilidade e rede como contradição do espaço urbano; Construção da Metáfora Científica e Dimensões Comunicativas: da visualidade à visibilidade em Felafacs/Cuba. Or:7(D 2 (M)).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Lucrécia D'Aléssio Ferrara.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Regiane Miranda Nakagawa; Michiko Okano; Fábio Sadao Nakagawa; Adriana Vaz Ramos; Gisele Sayeg Nunes Ferreira; Marília Santana Borges; Fernanda Laura Cimino; Eduardo Louis Jacob; Artur Marques da Silva Neto.

Financiamento/apoios

CNPq.