ARGUMENTOS NA PRODUÇÃO CRIATIVA DE SIGNIFICADOS EM CONTEXTOS ESCOLARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Departamento

Linguística.

Resumo

O projeto objetiva a investigação da argumentação em atividades do contexto escolar. Enfoca as formas de questionar, apresentar, contrapor argumentos constitutivas de atividades reprodutivas e/ou criativas de significado; e a composição de quadro de investigação e de organização dessas atividades em perspectivas mais criativas. Fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Leontiev, 1977; Vygotsky, 1930 e 1934). O estudo, a adaptação e a reconstrução de categorias linguístico-enunciativo-discursivas nos processos de produção de significado poderão servir de base para a interpretação e/ou transformação de atividades, reprodutivas ou criativas, por outros pesquisadores.

Palavras-chave

Argumentação; formação de educadores; produção criativa; contexto escolar.

Aplicações/produtos

http://lattes.cnpq.br/0046483605366023

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Fernanda Coelho Liberali.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ilka Schapper Santos; Monica Lemos; Valdite Fuga; Monica Guerra; Daniela Zanella; M. Cristina Meaney; Gabriela Mello Freire; Isabel Amancio; Janira Trinidad; Norma Wolffowitz Sanchez; Helena Miascovsky; José Carlos Lopes; Airton Pretini Junior; Teresa Santos; Dionéia Menin; Larissa Martins; Laerte Centini Neto.

Financiamento/apoios

CNPq ­ Bolsa Produtividade ­ nível 2.