APRENDIZAGEM INICIAL DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender como a construção do conhecimento referente à aprendizagem de jovens e adultos, no seu processo inicial de leitura e escrita, pode estar diretamente ligada à historicidade do sujeito que ingressa tardiamente no processo de alfabetização. A pesquisa é da modalidade qualitativa pesquisa-intervenção e o objeto de estudo, um caso que se encontra no processo de escolarização, no âmbito da educação não formal.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos; aprendizagem; leitura; escrita.

Aplicações/produtos

Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: significado da escolarização/escola para jovens e adultos não alfabetizados; aprendizagem escolar para jovens e adultos; características do ensino para jovens e adultos.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria AnitaViviani Martins; Mariana Furlan; Suellen Dunga.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Apoio do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do conhecimento".

Financiamento/apoios

CNPq.