APRENDIZAGEM ESCOLAR ­ SUPERANDO O FRACASSO: O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA ESCOLA

Departamento

Formação Docente e Tecnologias.

Resumo

O objetivo foi identificar os aspectos que envolvem a não aprendizagem inicial da escrita/leitura. A situação inicial de fracasso foi sustentada por acompanhamento sistemático buscando prover o avanço na hipótese da escrita/leitura. O processo de aprendizagem foi acompanhado de realização de tarefas amparadas em processos cognitivos apoiadas em categorias vinculares/identidade/emocionais; cognitivas/representação simbólica. Ocorre a evolução da hipótese silábica para alfabética.

Palavras-chave

Aprendizagem; escrita; leitura; psicopedagogia; inibição cognitiva.

Aplicações/produtos

Desenvolvimento de pesquisa e construção de conhecimento em: formação de professor alfabetizador; perfil do professor alfabetizador; alfabetização; dificuldades e superação de aprendizagem no ensino fundamental; desenvolvimento da didática da alfabetização.

Fase em que se encontra o projeto

Concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Fernanda Mendes dos Reis.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Membros do Grupo de Pesquisa Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".