APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA EJA. A INTERVENÇÃO DOCENTE, CRIAÇÃO E RESULTADOS, A

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender a construção da aprendizagem inicial em leitura e escrita em alunos da "EJA", os quais, apresentando sinais de dificuldade de aprendizagem escolar para a leitura e a escrita, não evoluíam na hipótese da representação alfabética. Ajustaram-se ao conflito cognitivo mediante a sustentação de intervenções docentes que foram buscando dar suporte ao desenvolvimento das operações cognitivas e relativas à natureza do objeto de conhecimento e ao desenvolvimento atitudinal, ressignificando o sentido da aprendizagem escolar, na direção da adequada compreensão do sistema simbólico de representação alfabética.

Palavras-chave

Educação de jovens e adultos; ensino aprendizagem leitura e escrita.

Aplicações/produtos

Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: significado da escolarização/escola para jovens e adultos não alfabetizados; aprendizagem escolar para jovens e adultos; características do ensino para jovens e adultos; metodologia de ensino para jovens e adultos; fundamentos didáticos/metodológicos para a alfabetização.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadores Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Janaina Gama.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".